domingo

O que é a cerâmica plástica?

A cerâmica plástica é um material composto de partículas de PVC que quando aquecidos, fundem-se formando um plástico duro, resistente e durável. A massa para modelar FIMO, a mais antiga marca de cerâmica plástica, é produzida na Alemanha pela Eberhard Faber e era, inicialmente, utilizada apenas na indústria automobilística. Sua versão para trabalhos manuais surgiu na década de 30, como matéria prima na produção de bonecas, mas foi na década de 90 que o FIMO se tornou popular. Hoje em dia, a massa é utilizada tanto na indústria, para a fabricação de peças de modelismo, como por artesãos do mundo inteiro.
A massa pode ser aplicada nos mais diferentes materiais, como madeira, metais, vidro, porcelana e plásticos duros. Sua ampla gama de cores e texturas permite a produção de bijouterias, jóias, bonecas, esculturas, ímãs, utensílios domésticos, objetos decorativos, fivelas, esculturas, brinquedos, moldes e tudo o mais que sua imaginação permitir.Depois da queima, a massa pode ser serrada, lixada, furada ou envernizada, aumentando as suas possibilidades de utilização.
Apesar da cerâmica plástica ser popularmente conhecida como FIMO, existem, atualmente, várias marcas, como a SCULPEY americana da Polyform Produts, a CERNIT alemã, etc...

( o texto acima veio da origem de uma pesquisa na internet)

Para os que ainda não têm o conhecimento desta cerâmica, devem ficar a saber que hoje em dia, foram desenvolvidas várias técnicas de moldagem que ajudam a criar os mais diversos feitios, texturas, cores, desenhos e modelos, permitindo assim, imitar vários tipos de materiais como por exemplo madeira, marmore, vidro, padrões de tecidos e por aí além.

Desta forma, esperamos ter tirado algumas dúvidas e ter sido úteis . Uma boa visita pelo nosso blog.



Pegadas no blog

Obrigada pela visita

Para encomendas, dúvidas, ideias, sugestões,... não hesite em comentar no artigo ou deixar um e-mail na caixa abaixo . Lembro que ao fazê-lo deve escrever o seu e-mail para que o possa contactar de seguida